Logo Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Logo Empresa Pública de Transporte e Circulação

II Seminário de Mobilidade Urbana – Porto Alegre para Pessoas

22 de setembro - Salão Continental do Hotel Continental

O II Seminário de Mobilidade Urbana tem como desafio estimular o debate e incentivar ações que contribuam, cada vez mais, para a construção de cidades para as pessoas. Nesta proposta, o deslocamento seguro das pessoas, a mudança de comportamento, a qualidade dos passeios e espaços públicos precisam ser priorizados. Novos olhares e projetos tornam-se necessários. As palestras e debates abordarão questões sobre o andar na cidade: requisitos de segurança viária, compromissos internacionais para redução de lesões e mortes no trânsito, comportamentos de risco para ocorrência de acidentes em Porto Alegre, avaliação de infraestrutura nas principais cidades do pais e um exemplo bem sucedido de “revolução urbana”, iniciada pelos passeios, com a implementação do Plano de Acessibilidade Pedonal, em Lisboa.

Público Alvo

Pessoas interessadas em pensar na cidade para mobilidade urbana segura.

Objetivo

Promover a discussão sobre mobilidade sustentável e segura, estimulando a participação na melhoria da qualidade de vida na cidade.

Certificação

O certificado será entregue ao final do evento.

Período de Inscrição

29/08/2016.

Horário do Seminário

Manha - 8:00 às 12:00

Tarde - 13:30 às 17:00

Local do seminário

Largo Vespasiano Veppo 77 (Em frente à rodoviária) – Hotel Continental – Centro – Porto Alegre/RS.

Maiores informações

E-mail: educ@eptc.prefpoa.com.br

Vagas Restantes:

Manhã - Fatores de risco para lesões e mortes no trânsito

08:00
Credenciamento
08:30
Abertura oficial
09:10
Paralelo entre as Conferências Globais de Segurança Viária
2009/2015 - Década de Ações para Segurança no Trânsito
Dr. Victor Pavarino - OPAS / Organização Panamericana de Saúde

Fatores de risco identificados na análise de acidentes em
Porto Alegre de 2012 – 2016 / Projeto Vida no Trânsito
Fabiane da Cruz Moscarelli

Álcool, drogas e direção: inovações e desafios
Dr. Flávio Pechansky – CPAD / UFRGS

A Inevitabilidade dos Acidentes de Trânsito Associada à Velocidade
Engenheiro Rodrigo Klenubing – Instituto Geral de Perícias POA / RS

11:05
Mesa de Debates
12:00
Almoço

Tarde - Perspectivas para construção de uma cidade para pessoas

13:30
Mobilidade na cidade: Apresentação Projeto Pedestre Idoso
Karla Lindorfer Livi

Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa
Arquiteto Pedro Homem de Gouveia

Educação para mobilidade urbana e uma cidade para as pessoas: Engº Luiz Carlos Mantovani Néspoli – Superintendente da ANTP
15:35
Mesa de debates
16:15
Vanderlei Cappellari – EPTC
Rafael Fleck - SMOV
Sinara Tozzi Missel - SMACIS
17:00
Café de Encerramento
Data do seminário
22/09/2016

Victor Pavarino

Victor Pavarino

É Bacharel em Sociologia, Licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas, e Mestre em Transportes Urbanos pelo Departamento de Eng. Civil da Universidade de Brasília. Atuou em órgão gestores de Transportes, Trânsito e Saúde; no Centro de Pesquisas da Rede Sarah de Hospitais e no Centro de Estudos Interdisciplinares em Transportes da UnB. Atua presentemente na Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS como Consultor Internacional em projetos relacionados segurança viária e mobilidade sustentável.

Fabiane da Cruz Moscarelli

Fabiane da Cruz Moscarelli

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha como Técnica em trânsito e transporte na Empresa Pública de Transporte e Circulação desde 2000. Atua principalmente com os seguintes temas: coleta e cadastro de dados de trânsito, segurança viária, sistemas de informações geográficas, modelagem de transporte.

Flavio Pechansky

Flavio Pechansky

Flavio Pechansky é Professor Titular e Diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS, e do Centro Colaborador em Álcool e Drogas HCPA/SENAD, localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É Psiquiatra com especialização em dependência química desde 1987, além de Mestrado e Doutorado pela UFRGS. Foi fellow da Johns Hopkins School of Public Health entre 1993 e 1994. É Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas do HCPA, professor visitante das Universidades da Pennsylvania e Kentucky e bolsista de Produtividade do CNPq. Tem uma extensa carreira em treinamento, consultoria e publicações na área de álcool e drogas, com mais de 190 produções incluindo livros, capítulos, editoriais e artigos originais em jornais Brasileiros e internacionais nas áreas de epidemiologia e tratamento do alcoolismo e abuso de drogas, experimentação de álcool e drogas por adolescentes, comportamentos de risco e transmissão do HIV entre usuários de drogas, e temas relacionados ao beber e dirigir. Já foi consultor do governo Brasileiro e coordenador ou membro de comitês científicos de instituições internacionais e brasileiras, bem como editor e membro de conselhos editoriais de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Editor Assistente Regional do periódico Addiction, Member-at-Large do International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety, Membro do Comitê sobre Álcool e Drogas do Transportation Research Board, e revisor para diversos periódicos. Dentre os vários prêmios que recebeu, destaca-se o Award of Excellence in International Leadership do the National Institute on Drug Abuse.

Rodrigo Klenubing

Rodrigo Klenubing

Engenheiro Mecânico CREA 82.641-D (PUCRS); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia de Avaliações e Perícias; Perito Criminalístico; Perito Judicial; Especialista em Acidentes de Trânsito em Caráter Excepcional; Instrutor de Perícias em Acidentes de Trânsito da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Professor de Acidentes de Trânsito e de Engenharia Forense no curso de Pós-graduação em Perícia Criminal; Pesquisador em Acidentes de Trânsito e em Incêndios em Veículos, Facilitador do Curso Avançado de Perícia em Acidentes de Trânsito da FENASDETRAN; Co-autor do livro Dinâmica dos Acidentes de Trânsito - Análises, Reconstruções e Prevenção, 3a edição, Editora Millennium (2009).Coordenador da Câmara de Segurança Viária e Veicular do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito da Vice - Governadoria do RS (2011/2014); Colaborador do livro CRIMINALÍSTICA - Procedimentos e Metodologias, Editora Millennium, 3a Edição, (2015).

Karla Lindorfer Livi

Karla Lindorfer Livi

Enfermeira, integrante do Comitê de Análises de óbitos do Projeto Vida no Trânsito e da Equipe de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis - CGVS - SMS - PMPA.

Pedro Homem de Gouveia

Pedro Homem de Gouveia

Arquiteto (FAUTL, 1997), com especialização na área de Acessibilidade nos EUA (com bolsas da FLAD, Fulbright e Gulbenkian) e em 10 anos de trabalho em Portugal (projetando a adaptação de edifícios públicos e colaborando como consultor em planos, projetos, normas técnicas e manuais). Tem ministrado formação em todo o País a convite de várias entidades (Instituto Nacional de Reabilitação, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Ordem dos Arquitetos, autarquias, etc.). Especializo-me também em Participação Pública e na auscultação de utilizadores de espaços (com formação da International Association for Public Participation). Tenho experiência prática como consultor e facilitador em vários processos. É a minha outra paixão profissional, e quanto mais faço, mais gosto. Sou gerente da Include, uma empresa que ajuda os seus parceiros a criar espaços e serviços utilizáveis por pessoas de todas as idades e capacidades. Na C.M. Lisboa coordeno o Plano de Acessibilidade Pedonal e os serviços de esclarecimento de dúvidas e de consultoria do Núcleo de Acessibilidade. Interessa-me a relação da Arquitetura com a cidadania.

Luiz Carlos Mantovani Néspoli

Luiz Carlos Mantovani Néspoli

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP (1975), com curso de Administração de Empresas (FGV) e Planejamento Urbano (PUC). É o atual Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP.
Desenvolveu carreira pública na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP), na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA) e na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ao longo da carreira, atuou como consultor em diversos projetos de transporte e trânsito em todo o país, envolvento planejamento, projeto e operação.

Vanderlei Cappellari

Vanderlei Cappellari

Diretor-Presidente da EPTC.

Rafael Fleck

Rafael Fleck

Secretário Municipal de Obras e Viação - SMOV.

Sinara Tozzi Missel

Sinara Tozzi Missel

Secretária Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social - SMACIS.

*Nome:

*E-Mail:

*Confirmar e-mail:

*Telefone:

*Endereço:

Instituição/Empresa:

Deficiência:

* campos obrigatórios.

Formulário de inscrição

Nome:

E-Mail:

Telefone:

Endereço:

Instituição/Empresa:

Deficiência: